segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PADARIAS DO RIO, UM ABSURDO. AS DE SÃO PAULO, NOTA DEZ!!!

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que sou CARIOCA e não sou bairrista.
Todas as manhãs saio de casa e procuro uma padaria para gastar meu dinheiro com um café da manhã. Impressionante e inacreditável é perceber que somente uma minoria - e bota minoria nisso - de empresários deste ramo, valorizam esta atitude do cliente e fazem de tudo para que eles sintam-se bem e tenham o melhor.
Diferentemente acontece em São Paulo. Há 11 anos frequentando essa cidade de 15 em 15 dias na média, foi possível perceber não só a qualidade mas também o conforto oferecido pelos seus donos para que nós clientes pudéssemos ter o melhor em todos os aspectos.
Citarei agora alguns absurdos que acontece aqui no Rio e que é o oposto do que se vê em São Paulo.

ALGUNS ASPECTOS FÍSICOS

- a maioria das padarias sem bancos, mesas ou qualquer aparato para proporcionar conforto.
- aspecto da limpeza do estabelecimento, NOTA ZERO.  Repito, salvo algumas raríssimas exceções.
- O odor que deveria ser de pão, não é. Imaginem qual deve ser o odor ao qual me refiro.
- Calor, calor, calor, calor....  ei !!!!!  estamos no Rio de Janeiro.

ALGUNS ASPECTOS DE QUALIDADE

-  Uma grande quantidade de padarias não utilizam "manteiga" no pão. Vendem margarina e dizem que é manteiga.
- Os pães são muitas vezes feitos com farinha de baixa qualidade, tem um  tempo insuficiente do descanso da massa e muitas vezes só encontramos "cascas" e volume.
- Não é comum comermos manteiga "com ranso", visto que, os funcionários ao reabastecerem os recipientes onde elas ficam, não o lavam, fazendo com que toda aquela manteiga velha do recipiente, contamine a nova. Pasmem!!!!! ainda temos que ouvir do balconista que - é possuidor de um largo percentual de incapacidade, que, "até agora ninguém reclamou". 
  
Meus caros empresários, deixem de ser "burros". Qualidade, conforto,  limpeza e atendimento, pagam a
prestação dos seus "mercedes" e iates", portanto invistam nestas áreas para que esses e outros bens  possam continuar com vocês.
Raro é você encontrar uma padaria que consiga chegar pelo menos nos "joelhos" das padarias de São Paulo.

Darei a seguir um testemunho ou uma prova dos absurdos por mim percebidos:

- ao ir tomar um café hoje de manhã numa padaria que frequentei durante alguns anos e hoje não mais  frequento devido a total ausência de conforto, fui impedido de tomá-lo. Por quê? leiam:

eu (em pé) - Por favor, quero uma "média escura", 100g de salaminho e 1 pão.
atendente - só atendemos com "ficha do caixa"
eu (eu em pé) - Olha, devo consumir outras coisas e também vou pagar com cartão de débito. Então seria interessante você anotar o que eu consumi e então pagar ao final.
atendente - Não. Não pode. O dono deu ordens para não atender sem a ficha.
eu (eu em pé) - Não dá pra colocar um segurança que protege dos ladrões, para ficar ali observando os "clientes"?
atendente - Não. Só com ficha.
bla bla bla ........

Bom, terminando...a padaria é horrível, não tem conforto algum para o cliente, - parece um super-mercado, de 5ª categoria (minúsculo) - o balcão onde ficam os clientes, não tem mais do que 2m² etc etc etc... e seus donos expressam fisionomias que demonstram estar fazendo um imenso favor para você.

Finalizando, esse texto, serve tão somente para que, ao ser lido, possa produzir uma reflexão e uma postura de cobrança por parte de nós consumidores, que somos a razão da existência destes comércios toscos e medonhos.

Um comentário: